sábado, 14 de maio de 2011

SJCDH discute homofobia nas escolas na cidade de Castro Alves


O Comitê Estadual de Promoção dos Direitos Humanos LGBT, órgão da SJCDH, realizou na sexta-feira na Câmara de Vereadores do município de Castro Alves, uma palestra que discutiu homofobia nas escolas.

Evasão escolar e dificuldades de aprendizagem são alguns dos problemas enfrentados por alunos vítimas da homofobia em todo o país. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em 2009, mostrou que 87% da comunidade escolar tem algum tipo de preconceito contra os homossexuais. O Comitê Estadual de Promoção dos Direitos Humanos LGBT, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, promoveu uma palestra na sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores de Castro Alves, para discutir a homofobia nas escolas do Estado.
De acordo com Gilvan Medeiros, presidente do Grupo Cavaleiros de Shangrylah, Ong responsável pelo evento, os preconceitos sociais são firmados, na maioria das vezes, no ambiente escolar. “É na escola que tudo começa e, por isso, é nela que devemos atuar para formar pessoas não-homofóbicas”, afirmou. Ocupar espaços públicos para discutir o problema da homofobia na juventude, de acordo com Gilvan, é um passo importante no combate ao preconceito.

Diversas formas de discriminação ligadas à orientação sexual, como homofobia (contra homossexuais), lesbofobia (lésbicas), transfobia (transexuais) e bifobia (bissexuais), foram apresentadas pelo coordenador do Comitê Estadual de Promoção dos Direitos Humanos, Danilo Bittencourt, um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o espaço escolar é uma poderosa instância de reprodução das lógicas homofóbicas. “O preconceito produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e conduz à evasão escolar”, afirmou.

Dia Mundial de Combate à Homofobia

Na próxima terça-feira (17) será festejado, em todo o mundo, o Dia de Combate à Homofobia. Neste final de semana serão realizados eventos, no interior do Estado, em comemoração a data. No dia 14 de maio, por exemplo, o “Trio da Diversidade” desfilará na micareta de Alagoinhas para ressaltar a importância do combate a homofobia. Em Santo Antônio de Jesus será realizado, neste domingo (15) a Caminhada Cor de Rosa, evento alusivo a Parada LGBT.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons