quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Revolta dos Búzios (1798) terá cartilha, selo e carimbo

No próximo dia 12 (sexta-feira) acontece o lançamento da cartilha, carimbo e selo comemorativo aos Heróis Nacionais e abertura da Exposição Revolta dos Búzios, Heróis Negros do Brasil. O evento acontece na Fundação Pedro Calmon, na Praça Municipal, em Salvador, e será precedido de caminhada entre a Piedade e a Praça Municipal e uma palestra à noite, com os professores Ubiratan Castro, Patrícia Valin e João Jorge, este presidente do Grupo Cultural Olodum.
Em 04 de março de 2011 a presidente Dilma Roussef reconheceu a importância para o Brasil dos heróis negros Lucas Dantas de Amorim, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga,Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento,incluindo-os no livro Heróis Nacionais. Os quatro foram os líderes da Revolta dos Búzios, que aconteceu na Bahia, em 1798.
Programação
10 horas – Lançamento da cartilha, selo e carimbo comemorativo aos heróis nacionais. A exposição interativa do acervo sob custódia do Arquivo Público da Bahia reúne documentos, manuscritos e livros raros reproduzidos sobre o tema, além de réplicas dos “boletins sediciosos”, publicados nas ruas de Salvador, pelos líderes do movimento. A exposição permanecerá em cartaz entre os dias 12 e 14 de agosto, das 10h às 18h e das 9h às 13h.
15 horas – Passeata entre a Piedade e a Praça Municipal, onde os heróis foram enforcados, animada pelo cantor Adailton Poesia e a banda Tambores da Raça.
17 horas – Conferência com os professores Ubiratan castro de Araújo,diretor da Fundação Pedro Calmon, Patrícia Valim, doutora em História pela Universidade de São Paulo, e João Jorge,mestre em Direito e presidente do Grupo Cultural Olodum.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons