domingo, 14 de agosto de 2011

Livro sobre Casa de Oxumarê é lançado nesta quinta em Salvador

Babá Pecê e Angela Lühning lançam o livro ‘Casa de Oxumarê’ nesta quinta-feira (18), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O livro conta a história da Casa Oxumarê - tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) desde 2004.
O projeto, idealizado há 50 anos por Pierre Verger e Mãe Simplícia só conseguiu sair do papel através da parceria realizada com a fundação que leva o nome do fotógrafo francês.
O livro é construído através de entrevistas, pesquisas e cartas trocadas por Verger com diversas personalidades baianas, entre elas o primeiro diretor da Escola de Teatro da UFBa, Martin Gonçalves. Com 154 páginas, o livro custa R$ 60.
Pierre Fatumbi Verger – Após rodar o mundo, o fotógrafo francês Pierre Verger parou em Salvador, cidade que o acolheu e onde ele teve um papel fundamental para o desenvolvimento das religiões de matriz africana, principalmente o Candomblé. Na Bahia ele fez amigos, e se iniciou no candomblé. Pelos diversos artigos, livros e publicações ele recebeu o título de doutor pela Sorbonne. Com diversos livros publicados sobre a religião, foi na fotografia preto e branco que ele foi reconhecido em todo mundo. No Benin ele estudou os búzios e se tornou Babalawo registrando o nome de Fatumbi. Morreu em 1996 em Salvador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons