quarta-feira, 31 de agosto de 2011

“O governo da Bahia continua com a cabeça branca”


A frase não é nova, mas repetida durante a manifestação Arte Negra Rebelada ontem na frente do palácio Rio Branco, sede da Secretaria de Cultura da Bahia, ganhou um significado adicional. Além de comparar os governos calistas com o atual, comparar as cabeças brancas de ACM e Wagner, sintetiza também a motivação do protesto: para o Fórum de Performance Negra da Bahia, o governo e as políticas públicas para a cultura na Bahia nunca contemplaram e nem contemplam a arte produzida por negros. Leia mais aqui.

O grupo de cerca de 40 manifestantes, vestidos de branco, veio das escadarias da Igreja do Paço, com paradas paradas com recital de poesia no Largo do Pelourinho, em frente a Casa de Jorge Amado, na sede da Fundação Cultural, na Gregório de Mattos, na porta da Faculdade de Medicina, no Terreiro, ao monumento a Zumbi, na Praça da Sé, finalmente, na porta do Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.
Na porta da Fundação Cultural, o ator Ângelo Flávio leu um manifesto em que reafirmou a falta de apoio cultural aos grupos de teatro com formação negra e lembrou que nas últimas duas décadas apenas cinco grupos receberam incentivo do Estado.

A mudança do formato licitação par o de editais não alterou a exclusão, segundo Ângelo, porque as comissões julgadoras dos editais privilegiam a lógica dominante. “É só olhar o perfil dos selecionados para ver que reflete exatamente os grupos de interesse das comissões julgadoras” , disse, ao reivindicar a inclusão de representantes negros nas comissões dos editais. Leia entrevista com Ângelo aqui.
Com apitos e palavras de ordem contra o racismo, carregando uma faixa grafitada nas escadarias da Igreja do Paço e durante o percurso, os manifestantes encerraram o protesto nas escadarias do palácio Rio Branco, onde, depois de um breve desentendimento com a segurança antes de ser liberada uma tomada para ligar a caixa de som, o grupo encerrou o ato com mais discursos e poesia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons