domingo, 18 de setembro de 2011

A Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão, Luiza de Fátima Amorim ,recebeu a coordenação do CEN/MA para discutir as questões Quilombolas nos estado onde recentemente representantes de algumas comunidades estiveram acampados na sede do INCRA . 
A preocupação do Coletivo de Entidades Negras era saber o posicionamento da SEDIHC sobre o assunto. Na ocasião foi retomado o caso de racismo envolvendo o estudante Nu Hu Ayuba e o professor José Cloves Saraiva. 
Nos últimos meses o processo administrativo tem sido desdobrado de forma lenta. Segundo o advogado do caso, foram indicadas algumas testemunhas a serem chamadas, mas até agora não houve nenhum posicionamento do Departamento, na prática a UFMA está tentando como pode proteger o Professor. Nesse contexto, foi criada uma comissão de estudantes africanos em pareceria com o CEN/MA, representado na audiência pelo estudante Marcelino Soares para questionar uma posição da SEDIHC relativo ao caso .
Na sua fala a Secretaria Luiza de Fátima, afirmou está acompanhado com mais rigor as questões Quilombolas e se comprometeu em reunião uma comissão da SEDIHC para investigar o caso Ayuba em uma ação conjunta com o CEN/MA. 
Aproveitamos também para entregar um documento do CEN Nacional em apoio à questão Quilombola no Maranhão. 

Cristina Miranda 
Coordenadora do Coletivo de Entidades Negras - CEN/MA 

 Neto de Azile
 Coordenador de Religiosidade do CEN/MA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons