quarta-feira, 4 de abril de 2012

Airá Ocrespo e 'crowdfunding' para 'MC Grafiteiro'


Divulgação/Dani Dacorso
Airá Ocrespo aka MC Grafiteiro
1

Airá-Ilu-Aiê Ferraz D’Almeida, conhecido no cenário artístico como Airá Ocrespo, nasceu há 30 anos em uma família de músicos e artistas e foi criado entre as esquinas e os livros.

Influenciado pela musicalidade e a vida na rua, compõe poesias e desenha desde a adolescência, quando começou a se identificar com as letras dos raps e a expressividade dos graffitis nos muros. Fazer parte do universo hip hop foi então um meio natural de compartilhar sua visão do mundo.

Ao longo do tempo tornou-se um artista de forte ímpeto criativo, que tem prazer em desenvolver elaborados conceitos para suas obras, principalmente com base em figuras de linguagens.

Esse ano, ao comemorar 10 anos de carreira, o versátil e comunicativo jovem se utiliza do crowdfunding para o lançamento do seu mais recente projeto - MC Grafiteiro.

Com ele, pretende arrecadar quatro mil reais para a gravação do videoclipe da música "Com Orgulho", que terá fortes referências de graffiti e arte de rua, propondo uma mistura de linguagens da cultura urbana.

A estreia de Airá Ocrespo como MC Grafiteiro tem como objetivo projetá-lo também na cena musical sem deixar de lado seu talento para a pintura. A união de suas duas paixões permite que o público saia ganhando: ele oferece a quem investir, ilustrações, rimas e murais como recompensa.

Componente de um dos primeiros grupos de graffiti do estado, aNação Crew, também integra a geração que fez história com as famosas Batalhas de MCs na Lapa, tendo vencido diversas vezes em suas participações.

Como grafiteiro, Airá atua nas áreas de produção cultural, arte-educação, publicidade, moda e teatro e numa série de outros projetos associados ao universo urbano e corporativo.

Suas primeiras oportunidades de trabalho surgiram em 2001, na Fundição Progresso, e de lá para o AfroReggae e outros projetos sócio culturais pelo Brasil e no exterior foi um pulo. Trabalhou em festivais e eventos do porte de Rio Cena Contemporânea, Back 2 Black e Oi Noites Cariocas, além de ter se apresentado em palcos como o Circo Voador e Vivo Rio.

Ao longo da carreira se destacou com pinturas de grandes dimensões e produziu em diferentes pontos da cidade murais de até 10 metros de altura e com mais de 50 metros de comprimento. Possui obras expressivas, como a do muro externo do Museu Histórico Nacional, na Fachada da Usina de Asfalto e na sala da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em seu currículo há destaque também para exposições, como a oficial do Pan 2007 no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e no Centro Cultural dos Correios, esta com curadoria de Gringo Cardia.

No segmento corporativo participou de ações para a Nike, Coca-Cola e Banco do Brasil, além de ter pintado lojas nos principais shoppings da cidade.

No campo audiovisual, tem rica atuação com clipes, filmes e séries, além de entrevistas, reportagens e performances para canais nacionais e internacionais como CNN.

Nos últimos anos Airá desenvolveu seus próprios projetos, como a festa SpraySom, o seminário de graffiti Rabiscos Sem Riscos, a intervenção de arte urbana Ruadentro, o festival Hip Hop Celebra, etc. A capacidade de inovar já o levou a criar e participar da concepção de projetos para organizações como SESC, Red Bull, Instituto Invepar e Secretaria de Educação do Estado, além de ter sido coordenador e curador em outros.

Fonte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons