terça-feira, 24 de abril de 2012

Aracaju sedia eventos com debates de Direitos Humanos


Evento acontece entre os dias quatro e seis de maio
Os dois eventos serão realizados na Sociedade Semear e são organizados pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe (MNDH/SE).Entre os dias 4 e 6 de maio, o debate sobre os Direitos Humanos toma conta de Aracaju. Militantes sociais e organizações populares de todo o Nordeste brasileiro estarão reunidos na capital sergipana para participar de dois eventos: o Seminário Educação em Direitos: uma estratégia de promoção e defesa dos direitos humanos na região Nordeste e a VII Assembléia Regional Nordeste do Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Segundo Lídia Anjos, articuladora do MNDH/SE, as atividades ocorrem num contexto em que se rediscutem temáticas fundamentais no campo dos direitos humanos, como a territorialidade e os conflitos envolvendo indígenas e quilombolas; o avanço e os desafios das lutas das mulheres; questões relativas à proteção de crianças e adolescentes; direitos dos homossexuais; o debate sobre a Comissão da Verdade e os crimes da Ditadura Militar; as políticas de segurança pública; as lutas do povo negro; a democratização da comunicação, dentre outros.
De acordo com ela, “todos estes temas estarão contemplados na programação que visa debater a situação dessas áreas, mas também apontar estratégias para a garantia dos direitos humanos em Sergipe e todo o Nordeste”.
Outros objetivos das atividades são avaliar as ações e a história do Movimento Nacional de Direitos Humanos na região Nordeste e promover a rearticulação das entidades que atuam neste campo.
Abaixo segue a programação das atividades:
Dia 4
18:30h - Solenidade de abertura com autoridades nacionais
19h – Conferência de abertura: A Educação em Direitos Humanos: práticas populares e formais

Dia 5
8:30h – Mesa Redonda A Educação em Direitos: uma estratégia de promoção e defesa dos direitos humanos na região Nordeste
9:45h – Debate
10:45h – Apresentações de Práticas de Educação em Direitos Humanos (uma por estado)
14h às 16h – Grupos de Trabalho
Educação em Direitos Humanos e Práticas Escolares
Educação em Direitos Humanos e Práticas Comunitárias e Sociais
Direitos Humanos, Comunicação e Difusão
16h às 18h – Plenária para apresentação das propostas e diretrizes
19h às 21h – Avaliação e balanço dos 30 anos do MNDH a partir da região Nordeste

Dia 6
8h – Plenária de encaminhamentos, novas filiações ao MNDH, eleição dos Conselheiros Nacionais e referendo às Coordenações Estaduais
13h - Encerramento

Fonte: MNDH/SE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons