quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nestas eleições, meu VOTO é do AXÉ, e o seu?



Não há dúvida de que a democracia brasileira vem dando mostras de fortalecimento ao longo das últimas décadas. A eleição de um operário e logo depois de uma mulher para a Presidência da República coloca o país no rol das nações modernas e dispostas a romper com determinadas visões de que somente as elites podem e devem ocupar os espaços de decisão da Nação.
Por outro lado, estamos assistindo a um recrudescimento da agenda social brasileira a partir da forte reação da direita religiosa representada pelos setores evangélico-pentecostais (neo-pentecostais e pentecostais autônomos) que, ao disporem de recursos financeiros e espaços nos meios de comunicação, vêm há cada dia, ocupando mais e mais espaços nas esferas de poder.
E você, cidadão comum, o que tem a ver com isso? Absolutamente tudo. Afinal, é teu voto que determina quem estará ocupando as cadeiras de vereador e prefeito neste ano.
O crescimento evangélico-pentecostal vem acompanhado de três elementos fortíssimos: intolerância contra as religiões de matriz africana, o racismo e a violência.
Intolerância religiosa porque estes setores disputam o mesmo publico que está em nosso campo: a população negra, pobre, com baixa escolarização e pouca participação política. Portanto, o discurso de demonização das religiões de matrizes africanas, acompanhado do discurso fácil da teologia da prosperidade (aquela em que você dá para Deus para que Ele possa dar a você), vem conquistando corações e mentes, transformando, a cada dia, o Brasil num país intolerante à diversidade religiosa, cultural e racial.
Racismo porque este discurso de demonização quer dizer que há somente uma linha religiosa certa e verdadeira: aquela que não tenha qualquer ligação direta com a herança africana, por exemplo, o Candomblé, sendo esta religião, mais especialmente, tida como primitiva e que deve ser eliminada da face da Terra para a “evolução da humanidade” – na qual não estamos inseridos (as).
Assim, este discurso de superioridade não deixa de ter um recorte colonialista, no qual é destruída a cultura negra e, na ponta, todos (as) os (as) negros (as), com a única finalidade de repudiar tudo aquilo que traz de ancestral e familiar a esta população.
E, por fim, é violento, pois temos visto surgir no Brasil casos de intolerância que ultrapassam a agressão moral, a física, mas chega até à morte, como pudemos acompanhar no caso de Mãe Gilda de Ogum (Itapoan), em 1999.
Nesta perspectiva é necessário que VOCÊ, consciente da cultura e da ancestralidade à qual pertence, em especial os (as) que cultuam as divindades da nossa matriz africana, pensar seriamente que seu VOTO - e somente ele - pode mudar este quadro.
Assim, estamos lhe chamando a uma reflexão sobre a necessidade de, nas próximas eleições para vereador e prefeito, conhecer e VOTAR em candidatos que vivam a sua realidade de perto, que tenham profundidade no conhecimento de suas vivências e, mais do que necessário, que tenham demonstrado – em sua trajetória de vida – verdadeira e real dedicação à causa, à religiosidade de matriz africana, ao povo de santo. Somente desta forma conseguiremos garantir nossa representação legítima no parlamento municipal (Câmara de Vereadores), o que terá como conseqüência, a segurança de termos uma voz confiável diante do executivo (Prefeitura) que a cidade escolher.
VOCÊ, que carrega em suas contas e em suas vestimentas, o orgulho de sua ancestralidade, em 2012, reflita:
Porque devo conscientizar sobre meu VOTO, enquanto homem, mulher, jovem, idoso (a) de santo, pertencente a uma comunidade de Terreiro?
Porque devo conhecer e me aproximar de candidatos que não somente assumam esta bandeira, mas que VIVAM esta realidade e que dediquem ou tenham dedicado, em sua história de vida, suas principais causas de luta e manifestação.
Se Quem é de Axé Diz Que É
esta ação precisa se transformar em VOTO, em campanha, em compromisso, em decisão.
Eu sou do AXÉ, meu VOTO também é. E o seu?

Fórum Estadual de Religião de Matriz Africana / BA
Parceir@: CEN Brasil



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons