sábado, 27 de julho de 2013

Arcebispo Tutu disse: "não posso adorar um Deus homofóbico"



Da África do Sul, o prêmio Nobel da Paz arcebispo Desmond Tutu disse que nunca vai adorar um "Deus homofóbico" e preferia ir para o inferno.
O arcebispo emérito falava no lançamento de uma campanha apoiada pela ONU na África do Sul para promover os direitos dos gays. Apesar das relações do mesmo sexo, serem legal na África do Sul, ainda tem alguns dos piores casos de violência homofóbica, disse Navi Pillary, chefe de Direitos Humanos da ONU.

Arcebispo Tutu, 81 anos, é um ativista de longa data pelos direitos dos homossexuais.Aposentou-se como arcebispo da Cidade do Cabo em 1996, mas ainda é a consciência moral da nação.

Eu estou tão apaixonado por esta campanha,assim como eu estava na luta contra o apartheid "

Relações do mesmo sexo são ilegais em mais de um terço dos países do mundo e punível com a morte em cinco, Ms Pillay disse.
Na África, os atos homossexuais são ainda um crime em 38 países, de acordo com o grupo de direitos Anistia Internacional.

"Eu me recusaria a ir a um céu homofóbico. Não, eu diria que sinto muito, que gostaria de estar em outro lugar pois seria muito melhor", disse o arcebispo Tutu, no lançamento da campanha de livres e iguais em Cidade do Cabo.

"Eu não vou adorar um Deus que é homofóbico e é assim que eu me sinto profundamente sobre isso."

Arcebispo Tutu disse que a campanha contra a homofobia foi semelhante à campanha empreendida contra o racismo na África do Sul.

"Eu sou tão apaixonado por esta campanha, como eu já estava prestes apartheid. Para mim, está no mesmo nível", acrescentou.

Ms Pillay disse que as pessoas gays e lésbicas na África do Sul tem algumas das melhores salvaguardas legais desde o fim do apartheid em 1994, mas que ainda enfrenta ataques brutais.

No mês passado, uma lésbica foi encontrada morta, depois de ter sido sexualmente agredida com uma escova de vaso sanitário.

"As pessoas estão literalmente pagando pelo seu amor com suas vidas", disse ela, a agência de notícias AFP.

A ONU vai pressionar para que os direitos dos homossexuais sejam reconhecidos nos países onde eles são ilegais, Ms Pillay disse.

"Eu sempre ouvi governos dizerem ', mas esta é a nossa cultura, a nossa tradição e não podemos mudá-la" ... Portanto, temos muito trabalho a fazer ", acrescentou.

Arcebispo Tutu ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1984, para fazer campanha contra o governo da minoria branca na África do Sul.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons