quinta-feira, 4 de julho de 2013

Conferência discute igualdade racial em Salvador até sexta-feira (5)


A efetivação das políticas públicas voltadas à promoção da inserção social e econômica da população negra, comunidade LGBT e indígenas está no centro das discussões da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que será encerrada nesta sexta-feira (5), no Centro de Convenções da Bahia. O evento foi aberto na noite de quarta-feira (3) pelo prefeito ACM Neto, pela vice-prefeita Célia Sacramento, pela secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, pelo presidente do Conselho das Entidades Negras, Eurico Alcântara dos Santos, o secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio e, demais autoridades.

A solenidade de abertura contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da África pela Banda de Música da Polícia Militar, além de um ato ecumênico e encenação da peça Ópera da Cidadania, com mensagem voltada para o resgate social. A abertura contou com a presença de Mameto de Inkice Talami, representando os povos de Terreiro, o líder espírita Doralice Bispo e a liderança evangélica, pastor Djalma Santos, que saudaram o público presente em um culto ecumênico.

Na ocasião, o prefeito ACM Neto enalteceu o trabalho da Semur no desenvolvimento de políticas de reparação, e reafirmou o compromisso da Prefeitura na busca de uma Salvador com políticas permanentes para o combate à discriminação. "Pretendemos promover o reforço na estrutura do Observatório Racial para que seja feita uma atuação permanente, além da construção de uma Ouvidoria Racial e maior reforço no combate de violência contra a mulher e a discriminação LGBT", ressaltou o prefeito.

A conferência é uma iniciativa da Semur em parceria com o Conselho de Entidades Negras e tem como tema central Democracia e Desenvolvimento/Sem Racismo: por uma Salvador afirmativa. De acordo com a secretária da Reparação, as políticas públicas discutidas na conferência já integram o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo, agora, é tratar das diretrizes e metas para sua implementação. Para isso, a conferência está discutindo os principais eixos temáticos do plano, que são: Comunicação; Emprego e Renda; Educação; Saúde; Segurança pública e Justiça; Cidadania e Direitos Humanos; Juventude Negra; e Religião de Matrizes Africanas e Cultura.

"As discussões estão focadas na implementação das proposições do plano para a construção de uma cidade mais igualitária. Procuramos atuar em parceria com as Prefeituras-bairro para que toda cidade estivesse representada na conferência. Além disso, daqui sairão as propostas que serão levantadas para as conferências estadual e nacional da Promoção da Igualdade Racial", afirmou Ivete Sacramento.

O presidente do Conselho das Entidades Negras destaca que o evento é um grande chamamento para a reflexão e tratar das questões relacionadas à igualdade. "Esse momento de grande clamor da sociedade civil nas ruas mostra que essa é uma hora de mudanças para um país, um estado e um município que admite que há racismo, homofobia e preconceito", colocou Eurico Alcântara.

Homenagens

Os 10 anos de existência da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) também marcaram a noite de abertura da III COMPIR. Com placas em homenagem aos ex-secretários da Reparação Municipal, a então gestora Ivete Sacramento entregou as placas comemorativas a atual gestora do CPPI Arany Santana, o vereador Gilmar Santiago, Sandro Correia e o atual superintendente de Direitos Humanos (SUDH) da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) Ailton Ferreira. Após as homenagens, o evento foi encerrado com a conferência “ Protagonismo Negro e Contra Hegemonia : por uma Salvador sem racismo” proferida pelo professor doutor Hélio Santos.


Programação

4 de julho

14h - Eixos Temáticos

15h30 - Lanche

15h45 - Eixos Temáticos

17h30 - Encerramento

5 de julho

8h - Plenária para apresentação das propostas dos grupos e moções

10h - Lanche

10h15 - Continuação das Plenárias

12h30 - Almoço

14h - Eleições de delegados por segmentos - Sociedade Civil/ Governamental para III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

15h - Plenária Final: Aclamação dos delegados eleitos

17h30 - Apresentação Musical e Ajeum/Coquetel de Encerramento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons