segunda-feira, 8 de julho de 2013

Movimento Negro discute pautas prioritárias para a III Conferência de Igualdade Racial em Brasília

banner_TAMANHO CERTO
Desde anteontem (06/07), encontro reúne lideranças de vários estados na capital do país
SEPPIR – Lideranças do Movimento Negro de vários estados participaram de reunião anteontem e ontem (06 e 07/07), em Brasília, discutindo a conjuntura do país e as pautas prioritárias para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR). O encontro coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), trouxe debates sobre o enfrentamento à violência contra a juventude negra, a violação de direitos da mulher negra e a importância da democratização da comunicação para o enfrentamento do racismo.
Outros pontos abordados dizem respeito aos direitos da população carcerária – majoritariamente negra – e a permanência do racismo como estruturante das relações sociais no Brasil. Nas falas, houve o reconhecimento de avanços na ação do Estado para a questão racial, porém o grupo concluiu que as desigualdades entre as pessoas negras e as pessoas brancas resistem apesar das conquistas dos últimos anos.
A reunião do movimento negro é uma atividade prévia da III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro em Brasília-DF, com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”. A previsão é de que participem cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados.
Lideranças afirmam que democratização da comunicação é fundamental para o enfrentamento do racismo no país
Lideranças afirmam que democratização da comunicação é fundamental para o enfrentamento do racismo no país
Além das etapas municipais e estaduais que acontecem em todo o país até 30 de agosto, outras atividades estão sendo realizadas como prévia da III CONAPIR: plenárias de povos ciganos, comunidades de tradições de matriz africana e quilombolas; seminários temáticos em seis capitais das cinco regiões. E para orientar a organização das conferências estaduais, a Comissão Organizadora Nacional da III CONAPIR programou uma videoconferência, que envolverá as 27 unidades da federação no dia 10 de julho, de 14h às 18h, nas sedes do Sebrae. A ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) participa da abertura e do encerramento do evento.
Restrita aos membros das comissões organizadoras estaduais da III CONAPIR, a videoconferência tem como objetivo apresentar a metodologia e as orientações para o trabalho realizado por elas e coletar informações sobre o processo de organização das etapas estaduais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons