segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nota Pública da CRB/Maranhão de apoio à causa indígena e quilombola

CRB MANós, mais de 70 religiosas e religiosos pertencentes à Conferencia dos Religiosos do Brasil Regional Maranhão estivemos reunidos em assembleia nos dias 13-15 de setembro. Neste momento de encontro refletimos sobre nosso compromisso de pessoas consagradas a Jesus e seu projeto de vida. Notamos, porém o quanto esta vida defendida por Jesus está ameaçada de toda forma no campo e na cidade.
Nossa missão é junto aos empobrecidos e empobrecidas desta terra. Indígenas, quilombolas, jovens ameaçados e violentados a todo instante. Povo de Deus que tem de ser respeitado, pois são a Sua própria imagem e semelhança.
Fatos recentes no cenário político brasileiro nos indignaram ainda mais. No ultimo dia 10 de setembro de 2013 o presidente da Câmara dos Deputados – Henrique Eduardo Alves  (PMDB-RN)criou a Comissão Especial para emitir parecer acerca da Proposta de Emenda a Constituição- 215/2000, ou seja a PEC 215.
A citada PEC transfere do Poder Executivo Federal para o Congresso Nacional, a decisão sobre regularização de territórios indígenas e titulação de territórios quilombolas.
Sabemos que esta é uma manobra injusta e desrespeitosa da bancada ruralista e seus aliados no Congresso Nacional. Este grupo representa o modelo de desenvolvimento destruidor da Mãe Terra, e quer por força, fazer desaparecer qualquer resquício de resistência indígena e quilombola ou quaisquer outros, que teimem em atrapalhar seus planos ambiciosos de lucro em detrimento da vida.
Conscientes do nosso compromisso com a causa dos oprimidos, da radicalidade Evangélica vivida por Jesus de Nazaré,  da nossa fé no Deus da vida que defende seu povo dos perigos.
NÓS DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA DO MARANHÃO DIZEMOS:
BASTA de genocídio, etnocidio e assassinato dos povos indígenas e demais comunidades tradicionais! NÓS não compactuamos com a injustiça e com utilização do espaço público e do recurso público para maltratar irmãos mais desfavorecidos.
Senhores! Senhoras! A PEC 215 afronta os direitos, afronta a vida e o bom senso. Assim sendo deve ser ARQUIVADA! Todos pela vida e o respeito aos direitos conquistados neste país.
São Luís, 15 de setembro de 2013.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons