quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Centrais sindicais combatem racismo institucional em Conferência

Começou na terça-feira (5) em Brasília e vai até quinta-feira (7) a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que terá como tema central “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo”. “As centrais sindicais defendem a necessidade de combater o racismo institucional, através da geração de trabalho para os negros”, afirma Mônica Custódio, secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da CTB.



Mônica disse ao Portal CTB que reconhece os avanços principalmente na educação e na saúde para os negros brasileiros, mas defende que os debates devam incluir as “condições históricas para entender a situação de mais da metade da população brasileira. Afinal, os negros foram trazidos para o país contra a própria vontade e depois na época da Abolição dos escravos foram marginalizados de todo o processo de trabalho e distribuição de terras, sendo abandonados à própria sorte pelo Estado”, conclui.

A 3ª Conapir espera ter a participação de mais de 1.400 pessoas do país inteiro. “A presidenta Dilma deverá anunciar cotas para negros no serviço público”, conta a dirigente sindical. Mônica diz também que a questão de políticas afirmativas que assegurem a essa parcela de brasileiros uma participação mais equânime no mercado de trabalho é justamente o que defendem as centrais sindicais.

Fonte: CTB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons