segunda-feira, 10 de março de 2014

Sepromi dará apoio ao terreiro Asé Oloodé Omilolá no conflito pela posse de terra com a construtora Urca Empreendimentos

O babalorixá Roberto de Jesus  Silva, líder do terreiro Asé Oloodé Omilolá, esteve na sede da Sepromi, na tarde desta segunda-feira (10), e foi recebido pelo secretário Elias Sampaio para relatar o conflito pela posse de terra com a construtora Urca Empreendimentos, do grupo ARC Engenharia.
O secretário Elias Sampaio confirmou que enviará ofício ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa para informa-lo das ameaças e agressões que a comunidade religiosa tem sofrido desde que foi iniciado este conflito. “Vou pedir atenção à ele na questão da segurança pública. E iremos tratar da questão, e dar os encaminhamentos formais, através do Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela”, declarou.
Segundo o líder religioso, áreas sagradas do terreiro estariam sendo invadidas e depredadas, membros do terreiro ameaçados, como forma de amedrontar a comunidade religiosa e obriga-la a se retirar do espaço, localizado no Loteamento Monte Negro, em Camaçari. A disputa pela terra, de 2,200 metros, a qual Roberto mostra ser dono e ter escritura. Ele afirma ter comprado o terreno em 1998, mas só fez o registro da escritura em 2003.
Ao secretário Elias, o babalorixá relatou estar sofrendo ameaças de roubo, agressões verbais e ter frutas e animais roubados com frequência. Afirma ainda que a construtora construiu um muro no espaço que ainda seria de propriedade do terreiro.  ”Quando começaram a aparecer, chegavam armados para nos intimidar e depois vieram com a história de que seria mdonos do nosso terreno. Já chegaram a jogar uma pedra no nosso telhado, destruindo o quarto de Xangô Danificaram também o assentamento de Oxum”, contou o babalorixá.
O terreno agora se tornou motivo de litígio. Tanto a construtora como o babalorixá entraram com ação na Justiça e ambos os processos movidos pelas duas partes correm simultaneamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons