terça-feira, 10 de março de 2015

Religiosos denunciam Igreja Universal a órgãos de direitos humanos

O babalorixá baiano Sivanilton Encarnação da Mata, o Babá Pecê, líder espiritual da Casa de Oxumaré, entregou nesta segunda-feira, 9, ao Coletivo de Entidades Negras (CEN), uma carta aberta contra o grupo paramilitar Gladiadores do Altar, da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).

No documento, o babalorixá descreve a preocupação dos religiosos de matrizes africanas com as recorrentes ações de intolerância religiosa promovidas pela igreja neopentecostal e pede a investigação, pelas autoridades brasileiras e estrangeiras, dos objetivos do grupo criado pela Iurd. 

Segundo a coordenadora de Religiosidades do CEN, a ialorixá Jaciara Ribeiro – que recebeu a carta das mãos de Babá Pecê em reunião entre a entidade e o líder religioso –, o documento será protocolado em órgãos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), o escritório do Alto Comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, o Ministério da Justiça (MJ), a Secretária Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

“Durante muitos anos, essa igreja vem ferindo e deixando profundas cicatrizes nos religiosos e comunidades de matrizes africanas. Essa violência precisa ter fim. A luta pela liberdade de culto é nossa, povo negro. Temos o dever de proteger nossa ancestralidade e cultura”, afirma Mãe Jaciara. A ialorixá se disse honrada com a escolha do CEN para promover a defesa da comunidade religiosa junto aos órgãos competentes. “Entendemos o responsabilidade de estar à frente dessa luta”.

De acordo com Baba Pecê, “o Coletivo de Entidades Negras foi criteriosamente escolhido para receber a carta e promover as ações necessárias, em virtude do comprometimento histórico na luta por políticas voltadas à defesa e promoção da liberdade religiosa, da alta credibilidade na área dos Direitos Humanos e o desenvolvimento de ações com repercussão internacional”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons